Saúde à mesa

A época festiva do Natal e Ano Novo normalmente é um período de excessos no que diz respeito à alimentação, com comida quase que infinita na mesa, onde a tradição passa por uma ceia farta e recheada de doces e iguarias na sua maioria muito pouco saudáveis.

Na verdade, nesta altura do ano é muito comum haver ganho de peso que muitas das vezes se acumula de ano para ano. Se tem facilidade em manter um equilíbrio nas suas escolhas alimentares esta poderá ser uma boa altura para comer aquilo que gosta sem exageros. Mas, se tem dificuldade em controlar e costuma cometer excessos dos quais depois se arrepende, estas dicas são para si:

 

> Cozinhe com e para o coração
Mostre a si e aos outros que realmente se preocupa e prepare pratos mais saudáveis para compor a sua mesa e tenha acompanhamentos de frutas e vegetais sempre presentes.

 

>Componha bem o seu prato
Não deixe de comer o que gosta e permita-se comer aquele doce favorito mas, na refeição, componha sempre um prato equilibrado. Metade vegetais, um quarto proteína (carne, peixe) e um quarto hidratos de carbono (batata, arroz). Conseguirá garantir que consome vitaminas e minerais, fibra que irá permitir que fique saciado por mais tempo, ao mesmo tempo que limita o espaço para alimentos mais calóricos.

 

>Longe da vista, longe do coração (e da boca)
A distância pode ajudá-lo a evitar o petisco constante. Sente-se longe da comida e vá para a mesa apenas quando for a hora da refeição.

 

>Tenha atenção às calorias líquidas
Se não consegue passar pela quadra festiva sem acompanhar com bebidas festivas, lembre-se que em média um copo pode rondar as 200 calorias e poderá ter dificuldade em beber apenas um. Opte por beber água com gás e junte um pouco do seu sumo ou vinho favorito.

 

>Mantenha-se ativo

Se fica por casa mantenha a sua rotina de exercício. Se viaja não se esqueça de levar consigo as sapatilhas e de planear alguma atividade física para todos os dias.

Apesar da comida fazer parte da tradição, foque-se na companhia e convívio da família e amigos.
E não se esqueça, dê atenção ao que realmente é importante, coma para viver e viva para amar.

 

Ana Jorge é especialista em Nutri & Health Coach - Educação Alimentar/ Alimentação Saudável; Medicina do Estilo de Vida; Culinária Saudável; Comportamentos Alimentares; Nutrição Preventiva.

Agende sessão em www.mindfirst.pt

« Voltar
Iris Íris - Apoio MindFirst  💬