Neste espaço poderá encontrar a resposta a algumas dúvidas que lhe possam surgir.
Caso não encontre aqui a resposta que pretende, envie-nos uma mensagem na página principal, em "Fale Connosco".
Daremos resposta rápida às suas necessidades de informação.
Deve procurar um psicólogo em diversas situações, por exemplo se quer compreender algum aspeto da sua vida ou conhecer-se melhor, se está a passar por alguma situação difícil ou por separações, perdas ou lutos, tem sentimentos constantes de tristeza, ansiedade, stress, raiva, desânimo, insegurança, medo, culpa ou dificuldade de lidar com o passado, sente dificuldades de relacionamento, comportamentos que não controla ou apenas se quer desenvolver algum aspeto seu e também como prevenção ou porque quer cuidar da sua saúde emocional e ter uma qualidade de vida melhor. Entre em contato com um psicólogo e ele irá avaliar o seu caso.
A psicologia aborda questões emocionais, comportamentais e de autoconhecimento. O coaching foca na capacitação para atingir metas pessoais, é um processo de desenvolvimento humano que o ajuda a descobrir e potenciar os seus recursos através de métodos e técnicas. Se estiver insatisfeito nalguma área da sua vida seja ao nível profissional, pessoal, social, relacionamentos, físico, saúde, lazer ou outra, contate um coach para o ajudar a atingir os seus objetivos. Se não tiver certeza do tipo de acompanhamento que necessita, fale connosco.
Mindfulness é um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. A maior parte do tempo da nossa vida é ocupado com lembranças do passado e com ansiedades em relação ao futuro. Num estado de mindfulness conseguirá concentrar-se no presente, estar consciente das suas emoções, corpo e do que o rodeia e redirecionar as suas energias para o agora. Se quer aprender a parar, desligar o piloto automático ou procura prevenir ou diminuir sintomas depressivos, ansiedade, stress, dores crónicas, experimente praticar mindfulness..
Sim. A eficácia da realização de sessões de psicologia online é reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Nos últimos anos, diversos estudos têm vindo a ser publicados evidenciando a eficácia e efetividade das intervenções psicológicas mediadas por TIC (Andersson, 2016; Andersson & Cuijpers, 2009; Barak, Hen, Boniel-Nissim, & Shapira, 2008; Olthuis, Watt, Bailey, Hayden, & Stewart, 2016; Richards & Richardson, 2012). Tem-se verificado que estas são tão eficazes como as intervenções face-a-face para o tratamento de um grupo alargado de alterações no funcionamento e perturbações psicológicas, nomeadamente a perturbação de ansiedade generalizada, a ansiedade social, a perturbação de pânico, a perturbação de stress pós-traumático, o stress, a depressão e as perturbações do comportamento alimentar entre outras.
Primeiro deve registar-se utilizando a opção registe-se. Confirme que utiliza o browser e sistema operativo compatível e que não tem a câmara e o microfone bloqueado (ver página "Pré-requisitos tecnológicos" no rodapé). Depois escolha o especialista, veja os horários disponíveis e agende a sessão no horário que deseja. Efetue o pagamento, selecione a forma de pagamento e digite os dados necessários. 10 minutos antes da sessão receberá um mail com um link que o levará à área pessoal. Entre e inicie a conversa com o(a) especialista. Aproveite a sessão.
Pode ser atendido por meio de videoconferência, chat ou áudio. Antes de agendar uma sessão, certifique-se que o profissional escolhido disponibiliza o meio de atendimento que pretende.
Segundo as Linhas de Orientação para a Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) disponibilizadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, a prestação de serviços mediados por TIC apresenta diversas vantagens quando comparada com as intervenções face-a-face ou quando associada a este tipo de intervenções, das quais destacamos: “(1) acessibilidade (estando ao alcance de uma grande parte da população, particularmente, a indivíduos a residir em áreas rurais ou remotas, ou a indivíduos cuja sintomatologia ou condição física se traduza em dificuldades de mobilidade ou cujo ambiente hospitalar/clínico acarrete associações negativas que os impedem de receber os cuidados de que necessitam); (2) flexibilidade e conveniência (permitindo o acesso assíncrono aos cuidados de saúde, não dependendo do horário de funcionamento das unidades de saúde ou da disponibilidade de profissionais de saúde, eliminando tempos de espera e evitando deslocações que podem ser dispendiosas); (3) elevada adaptabilidade (o conteúdo dos programas de intervenção e a forma como estes são apresentados podem ser facilmente adaptados às necessidades e limitações dos seus utilizadores)…;”
O atendimento psicológico online é indicado para diversas situações, designadamente em casos de ansiedade, tristeza, sintomas depressivos, medo, culpa, perdas ou luto, dificuldades de relacionamento e falta de auto estima, bem como muitas outras questões. Agende uma consulta e o psicólogo avaliará se o seu caso pode ser atendido on-line.
O Psicólogo está obrigado a cumprir o código deontológico mantendo o sigilo sobre as informações relatadas durante o atendimento. Contudo, o atendimento psicológico online não dispõe de garantias absolutas quando da utilização em meio eletrônico, por este estar sujeito a violações que ultrapassam o controle do profissional. A vulnerabilidade da internet deve ser tida em conta pelo que é importante que o cliente se certifique da segurança de seu equipamento, através da instalação de programas que detetem ameaças e não utilize computadores públicos para realização das sessões.
Sim. Nos termos das leis comunitárias e portuguesa em vigor, o titular dos dados tem direito imediato ao seu apagamento, assim como direito ao esquecimento.
Após a realização do pagamento poderá solicitar o reagendamento da sessão, com o mínimo de 24 horas de antecedência. Em caso de cancelamento, o valor pago poderá ser devolvido, desde que este seja comunicado num prazo igual ou superior a 24 horas da realização da sessão. A não observância do prazo de 24 horas de antecedência implica a não restituição do valor pago.
Para realizar uma consulta necessita de um computador, tablet ou smartphone e ligação à internet com sinal suficiente para realizar a ligação online.
Sim. Também no exercício da psicologia online os profissionais de psicologia estão obrigadas/os a agir de acordo com os princípios éticos e normas deontológicas consagrados no Código Deontológico que regula a profissão e que se encontra publicado em Diário da República, 2ª série, nº 246/2, de 26 de dezembro de 2016.
Antes de iniciar uma consulta o cliente deverá tomar conhecimento do consentimento informado. O consentimento informado é um documento onde se abordam várias questões sobre o registo e tratamento da informação obtida, o nível de segurança e riscos que poderão ocorrer em situações específicas pelo uso, por parte da/o psicóloga/o ou pela/o cliente, destas tecnologias, os serviços prestados e os pagamentos devidos e as limitações do processo de intervenção psicológica com recurso às novas tecnologias, entre outros aspetos.
Nas situações em que a sessão é interrompida o psicólogo estabelece um contacto telefónico após 5 minutos de interrupção. Se for de todo impossível assegurar a continuidade da interação a sessão deverá ser reagendada.
Sim. Poderá realizar a sua sessão a partir de computador pessoal, smartphone ou tablet. No entanto, como na maioria dos sites, deverá confirmar que usa um browser e um sistema operativo compatível. Deverá também assegurar-se que as definições do equipamento e o antivírus não irão bloquear o acesso à câmara e ao áudio. Deve consultar a página "Pré-requisitos tecnológicos" no rodapé da página principal do site e assegurar-se que reúne as condições técnicas para efetuar a sua sessão com toda a comodidade e eficácia.
2020 © MindFirst. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fidelizarte.