É assustador quando percebemos que somos vulneráveis, que é difícil ter de enfrentar tudo sozinho(a) e que a vida é difícil. Quando se reconhece que se necessita de ajuda, o primeiro passo é procurá-la.
Como percebo que um psicólogo ou psicoterapeuta me pode ajudar? Na verdade, esta procura é como se fosse um salto de fé. Um salto na incerteza. Contudo, poderá verificar um conjunto de informações que possam dar mais segurança na procura deste profissional.
Estamos aqui a falar de psicólogos clínicos e psicoterapeutas porque estes profissionais é que têm a competência para ajudá-lo através da intervenção psicológica. Um psiquiatra (sem formação psicoterapêutica) ajudará de forma médica e farmacológica. Como falamos de questões psicológicas, a intervenção farmacológica única torna-se insuficiente para responder a qualquer problema ou dificuldade. Será importante, primeiramente, recorrer a um psicólogo, e se, posteriormente, existir a necessidade de intervenção conjunta com psiquiatra o psicólogo fará esse encaminhamento.
Como primeiro passo poderá perceber à sua volta se tem alguém da sua confiança que já recebeu ajuda psicológica e tentar saber como foi esta experiência. Se não tem conhecimento de ninguém que escolheu ajuda psicológica, então a internet pode ser sua amiga e uma fonte repleta de soluções. Ou então, nos próprios centros de saúde, hospitais, juntas de freguesia e associações poderá ter várias opções.
Existem psicólogos clínicos que são psicoterapeutas. Será importante perceber:
- Formação profissional;
- Credencial reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP);
- Formação numa sociedade de psicoterapia e formação em apoio psicológico;
- Se tiver site: transparência, informação q.b, sentir que a informação é clara.
Verifique e informe-se antes de escolher.
Beatriz Pimentel, psicóloga e psicoterapeuta
2020 © MindFirst. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fidelizarte.