Sinais de que está na altura de procurar um psicólogo

Todos passamos por períodos de tristeza, perda de energia e stress e nem sempre é fácil perceber quando devemos procurar um psicólogo.É importante que conheça os seus limites e se sente que algo perturba a sua capacidade de desempenhar as tarefas diárias está na altura de marcar uma sessão. 

Pensamentos negativos

Com que intensidade ou frequência se sente triste ou zangado? Quando um imprevisto surge costuma pensar que o pior cenário ocorrerá? A ansiedade e os pensamentos negativos podem afetar a sua vida e levá-lo a evitar tarefas ou atividades. Esteja atento.

Sofreu alguma perda e não consegue deixar de pensar nisso?

A morte de um familiar, a rutura de uma relação, a perda do emprego pode afetar o seu desempenho nas atividades do dia a dia. Talvez sinta apatia e vontade de se isolar, receio que não o compreendam, mas na verdade manter as conexões sociais pode ajudá-lo a melhorar.

Tem frequentemente dores de estomago, dores de cabeça, ou um fraco sistema imunitário?

O seu estado emotivo pode afetá-lo fisicamente. O stress e o sofrimento emocional podem manifestar-se na forma de sintomas físicos como dores de estomago, dores de cabeça, gripes frequentes ou dores musculares sem motivo aparente.

Teve um feedback negativo no trabalho?

As alterações no desempenho profissional e na produtividade são muito comuns entre aqueles que enfrentam problemas emocionais. Sentir-se desmotivado num trabalho que antes o fazia feliz, ter dificuldades de atenção e concentração e um feedback negativo da qualidade do seu desempenho profissional podem ser um sinal de que está na hora de falar com um psicólogo.

Perdeu o interesse por atividades que dantes lhe davam prazer?

Se gosta de correr e de repente a ideia de calçar os ténis não é de todo atrativa, ou se o seu clube, reuniões de amigos ou de família deixaram de o entusiasmar preste atenção e tente perceber se esse sentimento é persistente. A incapacidade de sentir prazer em atividades geralmente consideradas agradáveis é um sinal de alerta e um psicólogo pode ajudá-lo a clarificar o que se passa.

Não tem a energia que costumava ter

Sente-se cansado e esgotado sem vontade de fazer nada? A fadiga é um dos principais sintomas da depressão, bem como os lapsos de memória frequentes e a incapacidade de se concentrar e de tomar decisões.

Os seus relacionamentos são tensos

Tem dificuldade em identificar e comunicar o que sente? Se não se sente satisfeito nas suas interações com as pessoas de quem gosta, se quer melhorar a atitude e a forma como comunica é um bom candidato a terapia.

Estes são alguns dos sinais que indicam que deve consultar um psicólogo. Contudo, não é necessário ter um problema para ir ao psicólogo. Basta querer desenvolver algum aspeto seu, querer cuidar da sua saúde emocional e ter uma qualidade de vida melhor.

 

Cecilia Almeida, psicóloga Clinica


Fontes

http://www.saudementalpt.pt
8 Signs you should see a therapist, recuperado em 28.10.19 de https://www.huffpost.com/entry/8-signs-you-should-see-a_n_4718245 , Hoffpost, (December, 2017)

« Voltar
Iris Íris - Apoio MindFirst  💬