O que é a psicoterapia online?

Estudos comprovaram a eficácia da terapia via internet. Já existe bastante investigação e diversas evidências que sugerem que a terapia online é tão eficaz quanto a terapia face-a-face. 

Quais as vantagens da psicoterapia online? A Ordem dos Psicólogos Portugueses destaca algumas:

Alcance - Facilidade de acesso à intervenção psicológica a um maior número de pessoas, que não podem beneficiar da intervenção num modelo face a face, (por exemplo, durante a ausência do meio habitual por motivos de viagem, férias, deslocação geográfica, dificuldades de deslocação por problemas motores e isolamento ou limitação de recursos locais).

Acessibilidade -  Frequentemente, e comparativamente à intervenção psicológica tradicional, a intervenção psicológica com recurso às novas tecnologias realiza-se com um custo económico mais baixo.

Flexibilidade -  Permite a adaptação a vários locais, contextos, condições e características, de modo a responder às necessidades específicas e conveniência de diferentes grupos de pessoas.

Atractividade -  O facto de poder ser feito num formato mais apelativo para alguns utilizadores pode aumentar o envolvimento e a participação nos cuidados de Saúde Psicológica, encorajando a adesão ao tratamento.

Redução do estigma associado à intervenção psicológica - alguns clientes preocupam-se com as pessoas que os podem ver entrar ou sair do consultório de um psicólogo

Facilidade de cancelamento e reagendamento - É mais fácil para os clientes cancelar, reagendar ou alterar o psicólogo com uma rede de profissionais on-line

 

Reirado de: Ordem dos Psicólogos Portugueses, (2018). Utilização das TIC na Intervenção Psicológica http://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/utiliza____o_das_tic_na_i.pdf

 

Cecilia Almeida, Psicóloga Clinica

« Voltar
Iris Íris - Apoio MindFirst  💬