Afinal o que é o Coaching?

Afinal o que é o Coaching?

O Coaching é um processo co-criativo que tem como finalidade identificar objetivos pessoais/profissionais e caminhos possíveis para os alcançar, através da mobilização dos recursos internos já existentes em cada um de nós, mas que nem sempre se manifestam ou são, sequer, conhecidos.

Trata-se de um sistema que se baseia num papel muito ativo dos intervenientes e que se traduz muitas vezes no desenvolvimento de competências pessoais e/ou profissionais. A metodologia do Coaching foca-se na pessoa e no seu futuro, pelo que a escuta e o apoio caminham sempre lado-a-lado com o desafio e o incentivo para agir.

Desta forma, é delineado um plano de ação para alcançar os objetivos identificados, num processo relacional assente na confiança e em diversas ferramentas como o questionamento, o feedback e a identificação/substituição de crenças que limitam a nossa predisposição para fazermos mudanças nas nossas vidas.

O stress excessivo está muitas vezes associado a atitudes e sentimentos negativos de insatisfação, frustração, desgaste, exaustão e sensação de reduzido auto-controlo, que as ferramentas de Coaching irão ajudar a analisar e a combater.

 

Maria João Freitas, Coach

 

« Voltar
Iris Íris - Apoio MindFirst  💬